INTERNATIONAL ALLIANCE OF WASTE PICKERS

The International Alliance of Waste Pickers is a union of waste picker organizations representing more than 460,000 workers across 34 countries
Supported by Logo WIEGO

by

January 19, 2012


Check translation:

Brasil – 19 Jan 2012

Aumentar a renda dos catadores de recicláveis de Irecê, assegurando maior assistência à Saúde e Educação, além de melhores condições de trabalho. Estas são algumas metas da Prefeitura de Irecê a partir do Projeto Lixo Cidadão, elaborado através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável a partir de um convênio celebrado pelo prefeito Zé das Virgens com a Secretaria Estadual do Trabalho e Renda. O objetivo é que os benefícios alcancem todas as pessoas que vivem da cata de materiais recicláveis no Município. Para isto, haverá um ponto para credenciamento no período de 23 de janeiro a 03 de fevereiro, em stand instalado na Praça da Prefeitura. No ato do credenciamento os primeiros 100 catadores cadastrados receberão uma camisa com a marca do Projeto e todos serão encaminhados para tirar foto 3×4 para confecção de credencial.

Benefícios

O Projeto prevê a capacitação com assessoramento técnico, visando a elaboração de plano de negócios e de gestão de empreendimentos, de modo a garantir melhores possibilidades de aproveitamento dos materiais e conseqüentemente, aumento da renda. Os catadores terão à disposição um novo galpão e equipamentos para os serviços de coleta, triagem, seleção, pesagem e prensagem. Com a instalação de três “ecopontos”, será iniciado um processo de sensibilização dos moradores da cidade para a coleta seletiva, colaborando com o meio ambiente e com as pessoas que vivem da catação.

Segundo o secretário João Gonçalves, espera-se que ao final do Projeto todos os catadores estejam alfabetizados, desenvolvendo melhor suas habilidades no mercado de recicláveis, inclusive no processo de industrialização, ampliando assim suas rendas. “Com mais saber, melhores condições de trabalho e mais renda, essas famílias terão melhor qualidade de vida”, disse.

A proposta do “Lixo Cidadão” promove a interação de toda a cadeia do lixo e prepara a cidade para a nova realidade do Aterro Sanitário, que está sendo construído. Para o prefeito Zé das Virgens, este é mais um importante projeto que envolve todo o governo. “Se os cidadãos e cidadãs contribuírem neste processo, toda a comunidade ganhará, pois teremos menos lixo, poderemos oferecer um melhor serviço de limpeza da cidade através da Secretaria de Infraestrutura, e os catadores desenvolverão melhor suas atividades”, disse. Ler o original