INTERNATIONAL ALLIANCE OF WASTE PICKERS

The International Alliance of Waste Pickers is a union of waste picker organizations representing more than 460,000 workers across 34 countries
Supported by Logo WIEGO

by

January 20, 2012


Check translation:

Brasil – 20 Jan 2012

Membros da Associação dos Catadores e Catadoras de Materiais recicláveis de Montes Claros e da Associação Reciclaros participaram nesta quinta-feira, 19, no auditório da Secretária de Meio Ambiente de um encontro realizado pelo Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA), de Belo Horizonte. O Instituto, que tem como objetivo no município prestar uma assessoria através de uma parceria junto à Prefeitura de Montes Claros para implantar o serviço de coleta seletiva na cidade, tendo como pressuposto básico a inclusão social, realizou o encontro com cerca de 90 catadores, que estão passando pela fase de diagnóstico, ou seja, de reconhecimento da realidade onde estão inseridos. Segundo Alessandra Santos, educadora social do INSEA, após essa etapa, os catadores vão passar por uma capacitação, a fim de que eles sejam qualificados para realizar o serviço de coleta seletiva da melhor forma possível, favorecendo o meio ambiente e a geração de renda deles. “Este já é o quarto encontro. Desde setembro do ano passado, estamos realizando esses encontros. Neste, que faz parte da fase de Diagnóstico Rápido Participativo Urbano, os catadores vão conhecer a própria realidade e a relação deles com a comunidade”, explicou a educadora.

Benefício coletivo – O secretário municipal de Meio Ambiente, Aramis Mameluque, participou do encontro saudando os catadores e convidando-os a engajar na luta em prol do meio ambiente e da inclusão social. “Eu tenho uma preocupação muito grande em relação à coleta seletiva, porque ela beneficia não só o meio ambiente como também os catadores”, afirmou o secretário. Ele ainda disse que a coleta seletiva não é nem pode ser tratado como algo complicado. Para ele, a coleta começa com a separação dos resíduos orgânicos dos recicláveis. “A própria dona de casa pode fazer isso, já facilitaria para os catadores e beneficiaria a natureza, já que a coleta seletiva traz três benefícios, sendo um social, que é o de ajudar os catadores, e outros dois em relação à preservação, que consiste no fato de não jogar o lixo na natureza e, ao mesmo tempo, não retirar da natureza os recursos”, apontou o secretário.

Os encontros estão sendo realizados justamente para propiciar esse conhecimento e essa conscientização junto aos catadores. A catadora Dona Maria Alves de Almeida, da Associação Reciclaros, confirma isso: “Com os encontros, aprendemos a lidar com o meio ambiente, com a reciclagem e com a limpeza, aprendemos a não colocar o lixo molhado no seco”.

Entre os dias 23 de janeiro e 03 de fevereiro, haverá um encontro com os catadores nas localidades onde eles moram e trabalham. E no dia primeiro de fevereiro, haverá outro encontro na Secretaria de Meio Ambiente. Enquanto os catadores passam por essas capacitações, Aramis Mameluque aponta que a Secretaria está arrecadando recursos para a compra de equipamentos para que os catadores possam trabalhar com mais eficiência. Por fim, o secretário destacou: “Precisamos trabalhar em equipe, vocês têm que trabalhar em equipe, porque o trabalho em equipe gera resultados melhores”. Ler o original