INTERNATIONAL ALLIANCE OF WASTE PICKERS

The International Alliance of Waste Pickers is a union of waste picker organizations representing more than 460,000 workers across 34 countries
Supported by Logo WIEGO

by

February 02, 2012


Check translation:

Brasil – 2 fev 2012 –

Está prevista a instalação de 130 containers para recolhimento do lixo no âmbito central de Cruz Alta. Dentro de 30 dias, o município já deverá começar a receber os containers que serão instalados em pontos estratégicos da cidade, substituindo as atuais lixeiras que ficam abertas e não suportam a quantidade de resíduos depositados. Da quantidade prevista, 60 serão da cor verde para lixo orgânico, 60 da cor amarela para lixo reciclável e 10 ficarão de reserva, substituindo os que irão para reparos, manutenção e limpeza. Os containers são feitos de material metálico, diferentemente dos que algumas cidades adotam em plástico. A medida é para evitar a depredação e o vandalismo. Um mecanismo de acessibilidade com pedal, que automaticamente abre a tampa superior, foi pensado junto à empresa fornecedora, o que torna o recolhimento mais rápido, eficiente e limpo.

Em um encontro com representantes do projeto “Profissão Catador: entre o viver e o sobreviver do lixo”, patrocinado pela Petrobras e executado pela Universidade de Cruz Alta, o Núcleo Planejamento Urbano e Ambiental propôs uma parceria na qual o recolhimento do lixo reciclável seja feito pelos catadores, e do lixo orgânico continue sendo feito pela atual empresa responsável. Está sendo estudado um cronograma de recolhimento e a viabilidade deste ser feito pelos catadores das Associações, sendo que ainda não se sabe qual a demanda e a quantidade de material reciclável que será acumulado diariamente.

Uma campanha de conscientização para a comunidade está sendo planejada, sendo que a população será responsável por separar o lixo que produz e também pela sua correta destinação nos containers.

Mais informações em http://profissaocatador.blogspot.com. Ler artigo original