INTERNATIONAL ALLIANCE OF WASTE PICKERS

The International Alliance of Waste Pickers is a union of waste picker organizations representing more than 460,000 workers across 34 countries
Supported by Logo WIEGO

by

February 07, 2012


Check translation:

Brasil – 7 fev 2012 –

Será realizado nesta quarta-feira, dia 8, às 8h, na sede da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), o cadastramento dos catadores de material reciclável que irão trabalhar no Projeto Verão, evento que acontece de 9 a 12 de fevereiro, na Orla da Atalaia. Os interessados devem procurar o Setor de Serviço Social, localizado no Parque da Sementeira. Esta é uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

“A ideia é organizar o trabalho dos catadores com o fornecimento de um kit contendo camisa, para identificá-lo, além de luvas e sacolas que servirão de apoio ao trabalho. Sem dúvida, essa é uma iniciativa que ressalta a importância deles para a cidade”, destaca Lucimara Passos, presidente da Emsurb.

Cada catador cadastrado receberá um kit contendo uma camisa, um saco de ráfia com capacidade para 60 quilos, dois sacos plásticos de 100 litros e um par de luvas. “Esse kit é uma forma de identificar o catador e prestar o apoio para a execução do seu trabalho”, salienta Lucimara. “O apoio, inclusive, acontecerá no local do evento com um espaço reservado aos catadores para guardar, temporariamente, o material recolhido de forma segura”, acrescenta.

Não será permitido o cadastro para menores de idade. O cadastro será somente para os maiores de 18 anos. Os menores que forem flagrados serão encaminhados para o Conselho Tutelar.

Pré-Caju

A iniciativa de cadastrar os catadores foi iniciada no Pré-Caju 2012. “No total cadastramos 170 catadores que trabalharam durante a festa devidamente identificados e protegidos. Foi um sucesso, ainda mais porque eles tiveram todo o apoio necessário para realizar o serviço de maneira tranquila e segura”, disse Lucimara. “Esperamos promover essa ação no Projeto Verão com a mesma intensidade porque sabemos que são trabalhadores que precisam de todo o apoio possível”, enfatiza. Ler o artigo original