GLOBAL ALLIANCE OF WASTE PICKERS
GLOBAL ALLIANCE OF
WASTE PICKERS
The Global Alliance of Waste Pickers is a networking process supported by WIEGO, among thousands of waste picker organizations with groups in more than 28 countries covering mainly Latin America, Asia and Africa.
Supported by Logo WIEGO

by

Region

May 25, 2012


Check translation:

Rio de Janeiro – 24 maio 2012 –

No dia 17 de Maio o “Conselho de lideranças dos catadores(as) do Aterro municipal de Gericinó realizaram a 1ª reunião de trabalho,com o objetivo de exigir da Comlurb a apresentação de ” um plano de encerramento para o Aterro de Gericinó” no prazo de 60 dias. Nesta reunião foi construída uma carta de reivindicações com pontos considerados fundamentais para os(as) catadores(as) do aterro de Gericinó que devem fazer parte deste plano de encerramento. Com previsão de encerramento para Dezembro de 2012 (de acordo com anuncio feito a imprensa pelo secretário estadual de ambiente Carlos Minc) os catadores de Gericinó esperam que esse encerramento aconteça ao exemplo de como foi feito em Gramacho,com disponibilização de cursos de qualificação profissional,construção de galpões para os catadores(as) que tem a intenção de se manter na cadeia produtiva da reciclagem,parcerias com o governo federal para a inserção dos(as) catadores(as) nos programas sociais do governo e pagamento aos catadores(as) por serviços prestados ao longos dos anos.

Para Custódio da Silva membro do Conselho – “A parceria com os catadores de Gramacho é fundamental porque eles já passaram por isso que iremos passar agora, esperamos que o encerramento aqui aconteça de maneira mais tranquila do foi lá, já que temos as experiências dos companheiros pra contar e o governo também tem no que se espelhar para promover o fechamento em Gericinó, o que não pode acontecer aqui é o que fizeram com os companheiros de Itaoca,que foram largados e expulsos do aterro sem nenhum investimento.” Ler o original



  1. Vcs q são de bangu é melhor não colocar a responsabilidade nas mão dessas pessoas ai da acamp não!! tiao dona goria !! aki no gramacho eles cotaram pessoas a toto e direto ! e colocaram parente deles !eu trabalho na rampa a 8 anos ! foi cotado! foi saber so nao hr de abre a conta !e o pior eu não Posso entrar na justiça ate sai o dinheiro !pq os traficantes la da favela nao q que embarque o dinheiro antes deles receber !!

    Comment by Keyson — May 25, 2012 @ 7:54 pm