INTERNATIONAL ALLIANCE OF WASTE PICKERS

The International Alliance of Waste Pickers is a union of waste picker organizations representing more than 460,000 workers across 34 countries
Supported by Logo WIEGO

by

January 28, 2012


Check translation:

Brazil – 28 Jan 2012 –

Ibirapuã: A vida não reserva muitas escolhas para as crianças que vivem da reciclagem do lixo. Perto do trabalho, longe da escola, elas deixam de preparar o futuro, perpetuando um ciclo de miséria e de exclusão, é assim que vivem os filhos de Eliene dos Santos. Ela tem quatro filhos para criar tirando o sustento da reciclagem do lixo, que muitas das vezes vem misturado com dejetos hospitalares.

Dentre todos os tipos de lixo produzidos pelo homem, poucos são mais perigosos do que o hospitalar. O que faz desse tipo de dejeto tão perigoso é o fato de que, muitas vezes, ele não é jogado fora ou tratado da maneira correta, e acaba se misturando ao lixo comum de nossas casas em aterros sanitários, ou mesmo em lugares de reciclagem, fato este que vem acontecendo na Usina de Reciclagem do município de Ibirapuã.

Na época o ex- prefeito do município de Ibirapuã Calixto Antônio Ribeiro, deixou cerca de 99% da Usina de Reciclagem concluída, mas, o atual prefeito Edvaldo Carvalho, não deu andamento ao término da Usina e até tirou o transformador de energia da usina. Diante a este fato, os dejetos hospitalares do hospital de Ibirapuã são misturados ao lixo comum, e é visível que causarão grandes problemas de saúde e contaminação inata, mas, especialmente à saúde das pessoas que trabalham com esse lixo e dele sobrevivem.

A maneira correta que o prefeito Edvaldo Carvalho deveria fazer com o lixo hospitalar seria armazenar de maneira separada de qualquer outra forma de lixo que seja produzido no hospital, e separar o lixo orgânico daquilo que pode ser potencialmente perigoso para os seres vivos de maneira geral e ao meio ambiente, sendo assim, o lixo hospitalar não prejudicarão o meio ambiente e nem os catadores de lixo que dele sobrevivem.

Diante a falta de respeito com que o prefeito Edvaldo Carvalho, vem tratando os catadores de lixo que sobrevivem da reciclagem, os mesmos pedem uma intervenção por parte do Ministério Público Estadual e Federal. Assistir o vídeo e ler o artigo original