GLOBAL ALLIANCE OF WASTE PICKERS
GLOBAL ALLIANCE OF
WASTE PICKERS
The Global Alliance of Waste Pickers is a networking process supported by WIEGO, among thousands of waste picker organizations with groups in more than 28 countries covering mainly Latin America, Asia and Africa.
Supported by Logo WIEGO

by

February 02, 2012


Check translation:

Brasil – 2 fev 2012 –

Está prevista a instalação de 130 containers para recolhimento do lixo no âmbito central de Cruz Alta. Dentro de 30 dias, o município já deverá começar a receber os containers que serão instalados em pontos estratégicos da cidade, substituindo as atuais lixeiras que ficam abertas e não suportam a quantidade de resíduos depositados. Da quantidade prevista, 60 serão da cor verde para lixo orgânico, 60 da cor amarela para lixo reciclável e 10 ficarão de reserva, substituindo os que irão para reparos, manutenção e limpeza. Os containers são feitos de material metálico, diferentemente dos que algumas cidades adotam em plástico. A medida é para evitar a depredação e o vandalismo. Um mecanismo de acessibilidade com pedal, que automaticamente abre a tampa superior, foi pensado junto à empresa fornecedora, o que torna o recolhimento mais rápido, eficiente e limpo.

Em um encontro com representantes do projeto “Profissão Catador: entre o viver e o sobreviver do lixo”, patrocinado pela Petrobras e executado pela Universidade de Cruz Alta, o Núcleo Planejamento Urbano e Ambiental propôs uma parceria na qual o recolhimento do lixo reciclável seja feito pelos catadores, e do lixo orgânico continue sendo feito pela atual empresa responsável. Está sendo estudado um cronograma de recolhimento e a viabilidade deste ser feito pelos catadores das Associações, sendo que ainda não se sabe qual a demanda e a quantidade de material reciclável que será acumulado diariamente.

Uma campanha de conscientização para a comunidade está sendo planejada, sendo que a população será responsável por separar o lixo que produz e também pela sua correta destinação nos containers.

Mais informações em http://profissaocatador.blogspot.com. Ler artigo original