INTERNATIONAL ALLIANCE OF WASTE PICKERS

The International Alliance of Waste Pickers is a union of waste picker organizations representing more than 460,000 workers across 34 countries
Supported by Logo WIEGO

by

February 02, 2012


Check translation:

Brasil – 2 fev 2012 –

Responsável pela reestruturação e organização da Cooperativa de Recicladores em Defesa do Meio Ambiente (Cocari), a voluntária Maria Elena Gonçalves Tavares, 51 anos, será a homenageada deste ano, durante a Semana da Mulher de Cachoeira do Sul.

O anúncio foi feito ontem à tarde pela comissão organizadora das atividades alusivas à Semana da Mulher, que culmina em 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.

TRABALHO – Conforme as integrantes da comissão, Maria Elena foi eleita para ser homenageada na sessão solene da Câmara porque seu perfil se encaixou nos três critérios definidos para a concessão da distinção.

“Ela não é uma pessoa conhecida, representa um segmento importante da comunidade, que são os recicladores, e ainda tem histórico na defesa dos direitos da mulher,” destacou a professora Mara Garin, que integra o grupo que prepara a Semana da Mulher.

Com a presença da vereadora Mariana Carlos (PT), que coordena a semana, e integrantes da Cocari, Maria Elena foi comunicada sobre a decisão da comissão, no final da tarde, na sede da cooperativa, no Bairro Carvalho.

A homenagem à Maria Elena é na verdade o reconhecimento da importância dos trabalhadores da Cocari para Cachoeira do Sul, destacou a vereadora Mariana Carlos. A sessão solene da Câmara está marcada para o dia 8 de março.

Saiba Mais

A COCARI DE MARIA ELENA

> A Cocari movimentou somente no mês passado 18 toneladas de materiais sólidos. A cooperativa, que conta com 37 integrantes, 31 deles são mulheres, gera mensalmente receita aproximada de R$ 14 mil. Os recursos são revertidos às famílias dos catadores associados.

> Entre as metas de Maria Elena Tavares estão a aquisição da sede própria para a cooperativa, que funciona em prédio alugado, na antiga Padaria Frey, e a implementação da unidade de reciclagem de Ferreira, no aterro sanitário. Esse último projeto será desenvolvido em parceria com a Prefeitura, a partir do mês de março deste ano.

Importante

> META DE VIDA – Durante o encontro de ontem na Cocari, ao saber da homenagem, Maria Helena declarou que sempre sonhou em realizar um trabalho semelhante ao que vem desenvolvendo na Cocari. “Eu sempre pensei em fazer algo voltado ao meio ambiente,” disse a representante dos catadores. Ler original