INTERNATIONAL ALLIANCE OF WASTE PICKERS

The International Alliance of Waste Pickers is a union of waste picker organizations representing more than 460,000 workers across 34 countries
Supported by Logo WIEGO

by

February 03, 2012


Check translation:

Brasil – 3 fev 2012 –

Representantes da Unesco Hidroex, fundação sediada em Frutal, estiveram em Araxá na quarta-feira (1) para conhecer o processo de coleta de lixo na cidade. Os visitantes tiveram contato com o trabalho das equipes de limpeza urbana, e das associações de catadores Reciclara (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Araxá) e Foco Ambiental.

Tânia Aparecida Silva Brito, diretora de pesquisa da fundação, afirma que o trabalho realizado em Araxá repercutiu bastante e por isso ela veio conhecer pessoalmente. “Nós estamos procurando bons exemplos em termos de reciclagem para montar um projeto em Frutal e região. E descobrimos em Araxá um exemplo maravilhoso”, destacou.

Ela ressalta que a coleta em Araxá se tornou um projeto social. “Gostamos do trabalho que está sendo feito aqui, tanto com relação ao meio ambiente, ao lixo e também no que diz respeito ao aspecto social, com valorização dos catadores e garis. A gente viu um trabalho todo integrado. Conhecemos uma visão diferente daquilo que poderia ser um problema, que é o lixo, e a cidade está conseguindo dá um outro valor pra isso”, complementou.

Para o chefe da coleta de lixo em Araxá, Donizete Carneiro, a valorização do gari é fundamental para que o trabalho seja bem sucedido. “A cidade é limpa com carinho pela nossa equipe que é bem valorizada pela Administração Municipal”, sentenciou.

Em 2010, este trabalho foi reconhecido pelo Governo Federal que homenageou a cidade e o prefeito Jeová Moreira da Costa com o Selo Amigo do Catador. Ler artigo original