GLOBAL ALLIANCE OF WASTE PICKERS
GLOBAL ALLIANCE OF
WASTE PICKERS
The Global Alliance of Waste Pickers is a networking process supported by WIEGO, among thousands of waste picker organizations with groups in more than 28 countries covering mainly Latin America, Asia and Africa.
Supported by Logo WIEGO

by

Region

February 03, 2012


Check translation:

Brasil – 3 fev 2012 –

Representantes da Unesco Hidroex, fundação sediada em Frutal, estiveram em Araxá na quarta-feira (1) para conhecer o processo de coleta de lixo na cidade. Os visitantes tiveram contato com o trabalho das equipes de limpeza urbana, e das associações de catadores Reciclara (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Araxá) e Foco Ambiental.

Tânia Aparecida Silva Brito, diretora de pesquisa da fundação, afirma que o trabalho realizado em Araxá repercutiu bastante e por isso ela veio conhecer pessoalmente. “Nós estamos procurando bons exemplos em termos de reciclagem para montar um projeto em Frutal e região. E descobrimos em Araxá um exemplo maravilhoso”, destacou.

Ela ressalta que a coleta em Araxá se tornou um projeto social. “Gostamos do trabalho que está sendo feito aqui, tanto com relação ao meio ambiente, ao lixo e também no que diz respeito ao aspecto social, com valorização dos catadores e garis. A gente viu um trabalho todo integrado. Conhecemos uma visão diferente daquilo que poderia ser um problema, que é o lixo, e a cidade está conseguindo dá um outro valor pra isso”, complementou.

Para o chefe da coleta de lixo em Araxá, Donizete Carneiro, a valorização do gari é fundamental para que o trabalho seja bem sucedido. “A cidade é limpa com carinho pela nossa equipe que é bem valorizada pela Administração Municipal”, sentenciou.

Em 2010, este trabalho foi reconhecido pelo Governo Federal que homenageou a cidade e o prefeito Jeová Moreira da Costa com o Selo Amigo do Catador. Ler artigo original