INTERNATIONAL ALLIANCE OF WASTE PICKERS

The International Alliance of Waste Pickers is a union of waste picker organizations representing more than 460,000 workers across 34 countries
Supported by Logo WIEGO

by

February 03, 2012


Check translation:

Brasil – 3 fev 2012 –

Com a participação de representantes do projeto Coleta seletiva solidária cidadã, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), aconteceu, quinta e sexta-feira (2 e 3), na sede da Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) no bairro da Terra Firme, encontro que discutiu a formação de um plano de negócios que contribuia para a sustentabilidade econômica e a cidadania de catadores de lixo e suas famílias.

A ação fez parte do programa Cata-Ação, executado pela Fundação Avina, que trabalha com desenvolvimento sustentável, em parceria com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A única beneficiada na região Norte foi a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (Concaves), que desde 2004 atua na Terra firme fazendo coleta seletiva nas escolas estaduais do bairro, dentro do projeto da Seduc.

Segundo o técnico da Coordenação de Educação Ambiental da Seduc, Luiz Brito, a construção do plano de negócios reforça o objetivo do projeto. “Nosso programa já gera renda às famílias dos catadores, e temos o objetivo de ampliá-lo para todos os órgãos estaduais e municipais. Este encontro reforça a iniciativa que já existe por parte do governo do Estado”, disse.

Dez escolas da terra firme já participam do programa de coleta seletiva solidária cidadã, que usa a política dos “Rs”: reduzir, reutilizar, reciclar, refletir, repensar e recusar. A representante da Fundação Avina, Anna Romanelli, explicou que “com o plano desenvolvido, as cooperativas poderão ter reconhecimento local e nacional, além da sua inclusão em projetos governamentais e não-governamentais, trazendo geração de renda, fortalecimento e agregando valor ao produto”, explicou.

Para o presidente da Concave, Jonas de Jesus Silva, o plano ajudará a cooperativa a desenvolver melhor suas competências. “Já trabalhamos desde 2004, mas nunca tivemos um plano de negócios, e isso ajudará no desenvolvimento de nossas habilidades de negociação junto à cadeia produtiva”, ressaltou.

O representante do MDS, Francisco Nascimento, reforçou a importância das cooperativas e dos catadores. “As cooperativas de coleta seletiva e reciclagem são hoje grandes agentes de desenvolvimento social e econômico e por isso precisam de uma atenção especial”, completou. Ler artigo original