GLOBAL ALLIANCE OF WASTE PICKERS
GLOBAL ALLIANCE OF
WASTE PICKERS
The Global Alliance of Waste Pickers is a networking process supported by WIEGO, among thousands of waste picker organizations with groups in more than 28 countries covering mainly Latin America, Asia and Africa.
Supported by Logo WIEGO

by

Region

February 20, 2012


Check translation:

Brasil – 20 fev 2012 –

Cinquenta camarotes instalados nos circuitos da folia participam de um projeto piloto, pioneiro em Salvador, de coleta seletiva de resíduos secos recicláveis e úmidos orgânicos. Todo material é recolhido por 23 cooperativas de catadores de lixo. O processo é supervisionado pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).

O trabalho de coleta dos catadores começa muito cedo, assim que o sol nasce. Depois de recolhido, todo o material segue para uma das cinco centrais de reciclagem, como a que foi instalada no Largo Dois de Julho. Ali o lixo é separado por categoria e segue para a destinação final. Outros tipos de resíduos também podem ser coletados, mas precisam constar num questionário aplicado pela Limpurb junto aos camarotes.

Cada camarote é visitado duas vezes pelos fiscais do órgão, para verificar se o processo está seguindo da maneira correta. São avaliadas questões como o local para armazenamento dos resíduos secos recicláveis – como latinhas, garrafas plásticas e papelão – e úmidos orgânicos, como restos de alimentos; se o material recolhido vai para as cooperativas; se está acondicionado adequadamente; se há outros tipos de resíduos recolhidos, como os hospitalares ou baterias; e como são encaminhados os resíduos para a destinação final. Os camarotes com melhor desempenho, em relação à sustentabilidade, vão ser premiados pela organização não-governamental Oficina de Ideias. Ler o original