GLOBAL ALLIANCE OF WASTE PICKERS
GLOBAL ALLIANCE OF
WASTE PICKERS
The Global Alliance of Waste Pickers is a networking process supported by WIEGO, among thousands of waste picker organizations with groups in more than 28 countries covering mainly Latin America, Asia and Africa.
Supported by Logo WIEGO

by

Region

April 13, 2012


Check translation:

Prefeito Eduardo Paes cometerá o Genocidio de 1896 Famílias

Em Nome da Rio + 20 o Prefeito Eduardo Paes cometerá o Genocidio de 1896 Famílias (15 mil pessoas)

O Conselho de Lideranças dos Catadores e Catadoras do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, vem nesta Nota expressar sua profunda indignação com a forma como os/as catadores/as vem sendo tratados no processo de fechamento do Aterro de Gramacho.

A mais de 30 anos os catadores e catadoras de Gramacho trabalham no Aterro e contribuem para ampliar a sua vida útil, retirando dos resíduos que chegam cerca 200 TONELADAS DIÁRIAS DE MATERIAIS REAPROVEITÁVEIS OU RECICLÁVEIS. O equivalente a uma Cidade de 400 mil habitante. A economia gerada com este trabalho garante o sustento de mais de 15 MIL FAMÍLIAS do Aterro e do seu entorno.

A mais de um ano e quatro meses discutimos a criação de um Fundo de Apoio aos Catadores/as e outras ações. Nesse período, a Prefeitura do Rio de Janeiro e a COMLURB nunca se dispuseram a sentar-se à mesa para discutir e ajudar a colocar em prática o Fundo e estas ações.

Hoje vemos pessoas dando várias informações desencontradas a imprensa, que falam que estamos tendo acesso a cursos de formação, a recursos e a outras ações de apoio, além de dizerem que nos pagarão os recursos do Fundo após nos organizarmos.

Informamos a sociedade do Rio de Janeiro que até o momento NÃO RECEBEMOS NADA. Queremos ser informados para quem foram dados os cursos e outros apoios que foram divulgados. Com certeza não foi para os catadores e catadoras de Gramacho.

Às vezes nos perguntamos se estas informações são jogadas na imprensa porque as pessoas não sabem o que está acontecendo ou se isso é feito para tentar jogar os catadores uns contra os outros.

Queremos informar que os/as catadores/as estão organizados sim, temos um Conselho de Lideranças composto por 50 catadores/as e realizamos uma Assembleia Geral dos Catadores e Catadoras de Gramacho no dia 31 de março deste ano, com a participação de mais de 1200 catadores/as, que foi organizada e conduzida por nós mesmos. Se isso não é organização, então nos digam o que é. Colocar a culpa da inoperância do poder público na mão do povo é sempre mais fácil.

Nós catadores e catadoras aprendemos a lutar desde cedo, pois sem luta não estaríamos vivos hoje. Queremos dizer que não vamos mais aceitar imposições e propostas que não saem do papel. Queremos respostas concretas sobre COMO VAMOS ALIMENTAR NOSSOS FILHOS A PARTIR DO DIA 24 DE ABRIL, já que o Prefeito do Rio de Janeiro disse que o Aterro fechará dia 23 de abril.

Queremos informar também que no dia 11 de abril, em reunião do Conselho de Lideranças dos Catadores, decidimos entrar em processo de mobilização até que esta situação se resolva. E na segunda-feira, se não tivermos até lá nenhuma proposta concreta que atenda as nossas necessidades, realizaremos uma manifestação pacífica na cidade do Rio de Janeiro.

Nesse momento, agradecemos a todos que tem nos apoiado e pedimos a solidariedade de todo o povo do Rio de Janeiro, que sabe a importância do trabalho que os catadores e catadoras de materiais recicláveis fazem para o bem da sociedade.

CONSELHO DE LIDERANÇAS DOS CATADORES E CATADORAS DO ATERRO METROPOLITANO DE JARDIM GRAMACHO

Ler no site do MNCR