INTERNATIONAL ALLIANCE OF WASTE PICKERS

The International Alliance of Waste Pickers is a union of waste picker organizations representing more than 460,000 workers across 34 countries
Supported by Logo WIEGO

by

April 20, 2012


Check translation:

Check the new type of News Round-up. One single post with all the news regarding waste pickers. Read it here in the blog or subscribe to the News Round-up newsletter.

PORTUGUÊS

BRASIL. “A matriarca do lixão: Dona Geruza é a Mãe Lucinda, de “Avenida Brasil”, da vida real.” O Globo (7 abril 2012) por Clarissa Monteagudo. No lixão de Gramacho, crianças abandonadas pelas famílias eram chamadas de “tapurus de rampa” — tapuru é o nome dos vermes nascidos em detritos. Mas Dona Geruza Maria dos Santos, de 62 anos, dos quais 26 de “guerra com o lixo”, nunca viu bichos.

BRASIL. “Prefeitura do Rio promete para abril fim do aterro sanitário de Gramacho.” O Globo (10 abril 2012). A prefeitura do Rio decidiu antecipar para abril o fim do aterro sanitário de Gramacho, na Baixada Fluminense. O fechamento gradativo do lixão começou em abril de 2011 e estava programado para terminar em junho deste ano.

BRASIL. “NOTA À IMPRENSA – Isto é a Rio + 20?” Comunicado MNCR. O Conselho de Lideranças dos Catadores e Catadoras do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, vem nesta Nota expressar sua profunda indignação com a forma como os/as catadores/as vem sendo tratados no processo de fechamento do Aterro de Gramacho.

BRASIL. “Santa Cruz vai ter coleta seletiva de lixo.” GAZ (10 abril 2012) por Adriano Júnior. Um grupo de trabalho vai planejar a implementação da Coleta Seletiva Solidária de Lixo em Santa Cruz do Sul. A meta é ampliar o trabalho que já existe na cidade e atualmente se restringe apenas à usina de reciclagem.

BRASIL. “Habilitação de associações de catadores de material reciclável termina nesta sexta-feira.” Primeira Edição (10 abril 2012). Termina na próxima sexta-feira, 13, às 16h, o processo de habilitação de associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis para a Coleta Seletiva Solidária do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS/AL).

BRASIL. “Unesc faz ciclo de debates sobre coleta seletiva.” Engeplus (10 abril 2012) por Nícola Martins.“Catador de resíduos recicláveis: um perfil profissional em construção” será o tema do ciclo de debates realizado na próxima quinta-feira, dia 12, na Unesc. O evento, aberto ao público, será às 19 horas, na sede da Aunesc (Associação de Professores e Funcionários da Unesc).

BRASIL. “Catadores criticam decisão de antecipar fechamento do lixão de Gramacho.” Agência Brasil (11 abril 2012). Os catadores do Aterro Sanitário de Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, não ficaram satisfeitos com a decisão da prefeitura do Rio de antecipar o fechamento do lixão para o dia 23. A data original era 5 de junho.

BRASIL. “Queimar lixo não é a melhor solução, afirmam especialistas.” Último Segundo (11 abril 2012) por Maria Fernanda Ziegler. O que é melhor fazer com as 150 mil toneladas de lixo urbano produzidas diariamente no Brasil? Apesar da pressão pelo aumento da coleta seletiva e reciclagem, que resultou na Lei Nacional de Resíduos Sólidos, em 2010, em mais da metade das cidades do País ainda predomina o despejo dos resíduos em terrenos a céu aberto e sem nenhum tipo de tratamento – os chamados lixões.

BRASIL. “Moradores de Maringá mobilizam-se contra usina de incineração de lixo.” Último Segundo (11 abril 2012) por Bruna Carvalho e Nara Alves. A queima de lixo doméstico para geração de energia ainda não tem regulamentação no Brasil, mas uma usina de incineração de resíduos sólidos pode sair do papel em Maringá, no interior do Paraná.

BRASIL. “Catadores participam de capacitação sobre cooperativismo.” A Voz da Cidade (11 abril 2012). Representantes de Quatis, Resende e Volta Redonda se juntaram ao público barramansense para assistir à palestra Cooperativismo ao Alcance de Todos, ministrada pelo superintendente técnico da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Jorge Barros, ontem, no Parque Municipal de Saudade.

BRASIL. “Longa ‘À Margem do Lixo’ entra em cartaz esta semana.” Agora (11 abril 2012). O documentário “À Margem do Lixo”, do cineasta carioca Evaldo Mocarzel, entra em cartaz nesta sexta-feira, 13, no Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza e Florianópolis.

BRASIL. “Cooperativa recicla metade do lixo da cidade.” Diário de São Paulo (12 abril 2012) por Lucilene Oliveira. Cerca de 50% do lixo produzido em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, é coletado e reciclado pela cooperativa Avemare.

BRASIL. “Santa Cruz do Sul terá Coleta Seletiva Solidária.” Comunicado MNCR (12 abril 2012). Foi na manhã desta terça-feira, dia 10 de abril, que a prefeita Kelly Moraes e o seu vice Luiz Augusto Costa a Campis, ambos representando a Administração Municipal, comunicaram oficialmente à comissão do Fórum de Ação pela Coleta Seletiva Solidária e Reciclagem de Santa Cruz do Sul – FACS a sua decisão em investir na implementação da coleta solidária no município.

BRASIL. “Empresas inauguram Central de Valorização de Materiais Recicláveis.” Agéncia de Pautas (12 abril 2012). No dia 12 de abril acontece a inauguração da Central de Valorização de Materiais Recicláveis (CVMR), na cidade de Pinhas, iniciativa pioneira no Brasil e que espera beneficiar mais de 2 mil catadores de materiais recicláveis.

BRASIL. “Sindibebidas inaugura a Central de Materiais Recicláveis em Pinhais (RMC).” Tô Sabendo (12 abril 2012). O sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Paraná (Sindibebidas-PR) inaugurou nesta quinta-feira (12) a Central de Valorização de Materiais Recicláveis (CVMR), estrutura que irá receber, reciclar e vender embalagens de resíduos sólidos, como garrafas pet, papel, papelão, latas, vidros, entre outros.

BRASIL. “Projeto Reciclando Vidas realiza encontro nacional em Brasília.” Cáritas Brasileira (13 abril 2012). Terminou hoje, dia 13, em Brasília (DF), o Encontro Nacional de Planejamento da ação com os catadores e catadoras de materiais recicláveis. O evento começou na última terça-feira, dia 11.

BRASIL. “Catadores voltam a protestar em Itabira.” Diário de Itabira (14 abril 2012). Prefeitura não cumpriu a promessa de receber os catadores de materiais recicláveis para discutir as suas reivindicações de que as empresas que compram os resíduos descartáveis estão sendo fechadas e deixando-os sem trabalho.

BRASIL. “Capacitação de catadores de lixo.” PET Encontros Sociais (14 abril 2012). Atualmente em Jaboatão dos Guararapes (Região Metropolitana do Recife) vem acontecendo a capacitação de catadores de lixo, com o intuito de formar cooperativas para a venda do material coletado.

BRASIL. “Criado conselho que administrará recursos para apoiar inclusão de catadores de Gramacho.” O Globo (16 abril 2012) por Diego Barreto. O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, anunciou na tarde desta segunda-feira a criação do conselho gestor que administrará os recursos para apoiar a inclusão dos catadores do Aterro de Gramacho.

BRASIL. “Conselho vai administrar fundo destinado aos catadores do aterro de Gramacho.” R7 (16 abril 2012) por Isabele Rangel. O secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc, informou que será criado nesta terça-feira (17) um conselho gestor para administrar um fundo de R$ 1,4 milhão por ano destinado aos catadores do aterro de Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

BRASIL. “Governo pretende fechar outros cinco lixões no Rio de Janeiro.” R7/Agência Brasil (17 abril 2012). A Baía de Guanabara estará livre de lixões em seu entorno até o fim deste ano. Com o fechamento do Aterro Sanitário de Gramacho, em Duque de Caxias, previsto para o próximo mês, secretário de Ambiente do Rio, Carlos Minc, afirmou em entrevista que pretende terminar com mais cinco lixões na região, localizados nos municípios de Magé, Queimados, Japeri, Miguel Pereira e Guapimirim.

ESPAÑOL

COLOMBIA. “Nuevo modelo de aseo para Bogotá elevaría costo del servicio: expertos.” El Tiempo (10 abril). El nuevo modelo de aseo planteado por la Unidad Administrativa Especial de Servicios (Uaesp) a la Corte Constitucional, el cual separa la prestación del servicio de la recolección de residuos reciclables y deja esta tarea exclusivamente a los recicladores, tiene tanto de positivo como de preocupante, según expertos consultados.

ECUADOR. “El 90% de clientes pierde el impuesto a botellas plásticas.” El Universo (12 abril 2012). El impuesto redimible de $ 0,02 por cada botella plástica, que entró en vigencia el 1 de enero pasado con el objetivo de que los compradores recuperen su dinero, se cumple a medias.

ECUADOR. “Recicladores de botellas reciben capacitación en Guayaquil.” Radio Sucre (15 abril 2012). 1 200 recicladores se reunieron en el Centro de Convenciones de Guayaquil para recibir una capacitación sobre el “Impuesto verde” a las botellas plásticas (PET), organizado por las empresas del Grupo Mario Bravo, Recynter y Reciplásticos, y bajo la asesoría de Soluciones Ambientales Totales (Sambito).

ARGENTINA. “Carreros reclaman trabajo y denuncian “persecución.” La Voz (17 abril 2012). Carreros de la ciudad de Córdoba protestan este mediodía frente a la central de Policía, en Colón y Santa Fe, luego de haberlo hecho frente a la Municipalidad para reclamar la renovación del acuerdo para el cuidado de basurales (ver video). Por las manifestaciones hay caos vehicular en el centro.

ENGLISH

WashPlus Weekly (6 April 2012). The informal waste sector provides a much needed service in the developing world; the work of this sector reduces waste in communities, increases the reclamation and reuse of materials, and helps to lower greenhouse gas emissions. This issue of the WASHplus Weekly contains recent reviews on the economics of the informal sector and the diseases and injuries that waste pickers endure. Also included are case studies from Bangladesh, Brazil, Pakistan, the Philippines, and recent videos.

KENYA. “Dandora’s Scavengers and Recyclers.” Pulitzer Center on Crisis Reporting (13 April 2012) by Micah Albert. The survival ritual of recycling – essential to the upkeep of the dumpsite, but not condoned by the city – has continued ever since Dandora was first named the city dump in the mid-1970’s—more than 20 years longer than international law allows and 11 years after the site was declared full by the Nairobi city council.

BRAZIL. “The End of Jardim Gramacho Landfill: Daily.” The Rio Times (14 April 2012) by Fiona Hurrell. Latin America’s largest landfill site, Jardim Gramacho in Duque de Caixas, is set to shut down on May 6th. The closure, which was announced by Mayor Eduardo Paes earlier this week, will come just in time for Rio to host to the Rio+20 UN environmental conference.

INDIA. “Rag pickers – love them, hate them, but definitely can’t ignore them in India.” Climate Talks by Helina Jolly. Four years ago, movie Slum dog Millionaire made it to Oscars. Through ‘Jamal and Salim’ Danny Boyle captured the lives in Indian slums in a delicately tasteful manner. The subtle cynical slap over the much-hyped ‘Indian economy’ may have failed to grab attention but the movie intrigued the interest of several environmentalist and philanthropist across the globe to a booming curse of developing world – Solid waste.

CAMBODIA. “Working with waste pickers.” St. James Ethics Center by Cindy Godden. Looking across three flattened mountains, a noxious miasma filling my nostrils, I admit I was nervous. Hundreds of waste pickers were sorting through rubbish, sometimes dangerously close to the rumbling trucks and menacing bulldozers.