GLOBAL ALLIANCE OF WASTE PICKERS
GLOBAL ALLIANCE OF
WASTE PICKERS
A Aliança Global de Catadores é um processo de articulação entre milhares de organizações de catadores de materiais recicláveis apoiado pela WIEGO em mais de 28 países cobrindo principalmente América Latina, Ásia e África.
Apoiado por Logo WIEGO

Região

setembro 25, 2012

Verifique a tradução:

Na Assembleia de 19 de junho sobre as “Causas Estruturais das Crises e das Injustiças Sociais e Ambientais e das Falsas Soluções”, os movimentos sociais denunciaram e prepararam mobilizações para o dia 20 de junho, o Dia de Ação Global. Na Assembleia sobre as ”Soluções dos Povos”, a ser realizada em 21 de junho, os movimentos sociais apresentarão as suas propostas.

Catadores do Brasil e da Colombia falaram em frente milhares de pessoas participando da Assembleia Geral da Cúpula dos Povos.  Silvio Ruiz, da Associacão de Catadores de Bogotá (ARB), falou que tem mais de 15 milhões de catadores. Que tem que lutar para a natureza, que os catadores são importante para o tratatmento dos resíduos, para reciclagem. Ruiz compartilhou umas palavras de ordem: “Se siente, escucha, arriba los que luchan!” Ele também denunciou a incineração, dizendo que é um perigo pois vai contra a reciclagem e contra a organização, a luta, e reconhecimento dos catadores.

Alex Cardoso, do Movimento Nacional dos Catadores (MNCR), falou que “no Brasil são mais de 80.000 que estamos organizados no movimento dos catadores. A nossa luta é pra fazer reciclagem e contra incineração. A energia que a gente quer é a partir dos orgânicos, que são mais de 67% do total de resíduos. Com a sua geração de energia, poderiamos alimentar todo o norte e nordeste do país. E isso é um golpe na construção das hidrelétricas.”